terça-feira, 27 de abril de 2010

Neolítico (pedra polida - 10.000 - 5.000)

  O período Neolítoco tem profundas mudanças comportamentais,e climáticas (da fauna e flora que conhecemos).


   Viram sedentários, param de vagar e se fixam em um ponto para morar. Utilizam a agricultura para obter alimentos e começar a manipular as plantas, domesticar animais, bota-los em cativeiro. Essa é uma das características que os diferenciam do período Paleolítico.


   Fabricam utensilhos de pedra polida,madeira, ou juntam os dois como na figura acima. Comercializam sementes de diferentes cores, formas e tamanhos. Semelhante ao nosso comportamento com posses e bens materiais, é aí que tomamos essas noções.



    Eles deixam de usar a pele animal para se vestir, e usam roupas com material de linho, lã e algodão.
a seguir, algumas figuras de pintura rupestre do Neolítico:


Como podemos ver, o culto a mulher continua acentuado. A técnica que usam para a pintura é bem mais avançada que na era anterior. Podemos perceber que retratam o seu cotidiano, na figuram quem que parecem homenzinhos caçando animais. Também vemos o avanço das armas, agora usando arco e flechas podem acerta-los a uma distância segura.

Deusa Mãe do Neolítico, encontrada na Turquia, Ankara.

   Continuam valorizando a mulher, elas tem um formato maior no quadril representando sua fertilidade.
    Espero que tenha percebido a diferença entre o Paleolítico e Neolítico. Na primeira as representações são mais rudimentares, e ainda não havia uma preocupação com agricultura pois eram nômades. Já na segunda tem um avanço considerável de instrumentos, o ser humano tem uma noção do que pode fazer e produzir com as mãos (graças aso seus indicadores diferentes dos macacos). A pintura também é bem desenvolvida, e as roupas mais fáceis de serem produzias, já que não era mais necessário a técnica de mastigação para amaciar o couro. Mas ainda há uma semelhança, a mulher ainda era cultuada como uma divindade, pelo seu poder de conceber a vida.

8 comentários:

  1. Oi Paula... que saudade!
    Ok, eu envio sim e muito obrigada por deixá-lo comigo como presente. Eu gsto de guardar algumas lembranças quando elas realmente significam bastante. Trabalhos de alunos então, eu viro uma fera se alguém coloca no lixo... rsrsrsrs. Eu escaneio e te envio ok?
    Estou muito contente que esteja investindo em sua carreira. Parabéns. Ah... vê se segue meus blogs também né. Sua sapeca! Bjo da Dagui

    ResponderExcluir
  2. oi paula!
    legal o seu blog. podemos ler posts interessantes, pertinentes, além de bem humorados. você demonstra boas possibilidades de escrita, eu gosto! tente escrever um pouco mais sobre esse nosso universo da moda. escreva sobre o que gosta, o que lhe agrada ou desagrada mais. tente relacionar tendências e linguagens artísticas.
    bj,
    prof. rapha

    ResponderExcluir
  3. Bom dia Paulinha,
    como vão as coisas? E os estudos? Estou mesmo muito contente pelo seu sucesso!!!
    O Blog está super bonito, faltam os trabalhos, rsrsrsrs. Sei que tenho um...`Paula, não esqueci de seu pedido, mas eu não estou encontrando o CD de instalação do meu scanner... Deve ainda estar na minha mudança. Eu tenho de instalar novamente pois troquei o computador... e também estou doidinha para desenhar e postar mais desenhos, aqueles são antigos. Um espaço para colocar os trabalhos dos alunos... estas coisas. Eu envio para vc assim que resolver isso, ok? Beijos grandes e saudade. Dagui.

    ResponderExcluir
  4. Legal Paulinha! Quanto estiver pronto, tire fotos e coloque em seu blog. Coloque também recursos de acesso e proteção anti-cópias. Você pode ver de onde acessam suas postagens e de repente percebe que tem gente de todo o mundo! Não é legal? Te dou umas dicas. Beijos e sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Paulinha, olha...
    consegui digitalizar aquele trabalho... para onde envio? Ah... passa lá no blog para ver ele, já postei. Beijo grande. Dagui

    ResponderExcluir
  6. Paulinha muito massa teu blog conheci através do Vou de Scarpin!
    Ja estou na tua cola seguindo...
    Bjinhos
    http://hippieechicks.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. POLLY OLA PAULINHA ADOREI TUDOOO OBRIGADA ME AJUDOU MUUUITO NO MEU TRABALHO DE FACULDADE

    ResponderExcluir
  8. Nuuua mto 10 seu blog já to siguindo Bjos.

    ResponderExcluir