sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Pensamentos - Como assim não mereço nada?

   
  
 Andei lendo esta coluna da Eliane Brum, disponível nesse link. E me identifiquei com o jovem criticado em questão. Também entendi o que houve comigo, e com muitas outras pessoas, conversei com algumas amigas sobre isso,  jovem se sente muito mal atualmente, parece que nascemos na época errada ou não entendemos o por que da vida. "Foram ensinados a pensar que merecem, seja lá o que for que queiram. E quando isso não acontece – porque obviamente não acontece – sentem-se traídos, revoltam-se com a “injustiça” e boa parte se emburra e desiste." Realmente me emburro fácil com as coisas, e tenho dificuldades de compreender este mundo injusto no qual vivemos...


  Acharia cômico ouvir meu pai ou minha mãe falando “Te vira, meu filho. Você sempre poderá contar comigo, mas essa briga é tua”. Ele pode ter dito algo do tipo, mas eu fico indiferente achando que faz parte do mal humor dele.... Mas se houver algum problema sei que é só falar e pedir ajuda, simples assim, sem necessidade de resolver sozinha. Mas as vezes fico chateada, come se fato de ter que depender de alguém pra fazer meu estágio, e não entrar em uma empresa pro mim mesma e por merecimento. Realmente seria difícil uma empresa séria me aceitar conhecendo essa minha visão "distorcida de mundo" como a psicóloga fala.


  Aqui está o que comentei para responder em nome de todos os jovens de minha geração mal compreendida:

"  Olá, tenho 22 anos e creio que sou o perfil de jovem do qual está sendo criticado.
Mas meu pai sempre me ensina e mostra como ele luta diariamente e trabalha mesmo aposentado, enche o saco falando o valos da minha faculdade e talvez esteja certa em algum ponto... Pelo fato de eu interpretar essa atitude dele como "olha o trabalho que você me dá se não existisse eu estaria sossegado" mas na verdade ele quer dizer "Olha filha, seja como eu e como seu avô e dê valor ao trabalho..."

   O problema é que por mais que o pai lhe diga, a gente sempre se sente depressivo,distorcendo as mensagens e precisando de terapias para tentar melhorar... onde está a SOLUÇÃO?  
   Como posso melhorar? farei exames psicológicos para investigar o problema... mas com textos como o seu me fazem entender um pouco mais....ainda sim é bem difícil lidar com o sistema de crenças a mente (como a psicóloga ensina) e com esse tal de "esforço" talvez eu consiga melhorar....

   Só digo em nome desses jovens, que realmente não entendemos o que há de errado, nos falar não adianta, precisamos ter um caso grave de depressão para começar a abrir os olhos...não nos julguem mal somos no fundo crianças medrosas desse mundo monstruoso onde fomos parar sem sequer poder escolher se queremos nascer ou não...."


Creio que algum dia conseguirei melhorar, lutar como dizem...enfrentar problemas...essas coisas não são ensinadas nas escolas, mas também não ensinam a fazer amizades e eu fiz amigos (não sei como! mas fiz...) então BOA SORTE para você que se identifica também mas não entende o que tem de errado com esse mundo injusto.... ou talvez o erro esteja lá dentro de você?....


Nenhum comentário:

Postar um comentário