quinta-feira, 19 de março de 2015

Um pouco sobre: Cultura nórdica ou escandinava.

Olá galera!!

Estava assistindo a série Vikings, enquanto comia minha  pipoca azulada... ~


 Estou pesquisando mais sobre essa cultura escandinava, que é a região que junta alguns países do norte da Europa como mostra na imagem logo abaixo, editada pelo meu amigo Allan Marante que além de me recomendar a série fez um livro contando mais sobre a cultura, religião e costumes nórdicos!

Mapa da região da Península Escandinava.
  
  Esse mapa também me ajudou a entender mais sobre a geografia do local,  a série foi filmada na Irlanda que fica do ladinho da Inglaterra... mas a HISTÓRIA é da Finlândia em que migram para oeste até parar na antiga Inglaterra.

  Esse mapa só mostra a região focada, mas abaixo da Dinamarca ela continua com a Alemanha, e ao lado da Finlândia fica a Rússia.

 Antes de abordar mais assuntos quero compartilhar para quem entende um pouco de Inglês, essas tirinhas interessantes, a autora até explica a sacada logo abaixo para quem ficar boiando como eu sem a ajuda do Allan o meu guia de cultura escandinava.




  Voltando um pouco sobre a série, conta uma história baseada em fatos reais sobre um  grande e conhecido herói chamado Ragnar Lodbrok e sua longa jornada a se tornar de simples fazendeiro a rei da Suécia. Apesar das imprecisões históricas ou de figurino, a série foi bem na crítica, apontada como um bom objeto de estudo. Um drama criado por Michael Hirst, estreou dia 3 de março de 213 no History, possui 3 temporadas totalizando 28 episódios de 45 minutos aproximadamente.
   Estou acompanhando e adorando, pode se notar a diferença de culturas pagã e cristã da época, e não quer dizer que uma seja melhor do que a outra...Elas são apenas completamente diferentes...Se você não entende logicamente vai achar estranho, errado e até julgar sem conhecimento, por isso recomendo a vocês que se interessam e até aos que não conhecem NADA como eu no começo de minha jornada. Assista!!



Agora vamos ao livro! Não tinha noção nenhuma sobre nada além do que a mídia mostrava sobre a Marvel nos filmes do Thor, ou sobre o que falam que Vikings eram bárbaros...Bom.. falar mal é fácil né, quero ver conhecer, então fui atrás...
Impresso ou por e-book, no agbook.com.br
  Esse é daquele tipo de livro que pode começar a partir de qualquer capítulo, a leitura é fácil e consegue fluir levemente conforme for avançando. Bom indo pela ordem, começa falando sobre como são celebrados  os rituais com muitos comes e bebes. Depois fala o Paganismo Nórdico, valores e conceitos sobre o que seria honrado... não tem uma palavra específica por isso pode parecer confuso mas perceba que por noa ser tão literal é que a base se solidifica, ela é única e maleável pelas diferentes formas de ver mas não muda na essência.

  Depois aborda a relação da cultura dos países com a sua religiosidade, a política não é baseada na religião mas ela faz parte da sociedade. Existe uma parte geográfica com mapas para não nos sentirmos perdidos, e é bem mais detalhado. Fala um pouco sobre a história também, os fatos da Era Viking, e sobre o paganismo como os nove mundos representados como arvores, por que tudo tem relação precisam de uma raiz sólida, um bom tronco para ter boas folhagens e dar bons frutos... Dá uma noção sobre os Deuses, eles são representados de uma forma bem semelhante aos humanos não só na aparência mas nos sentimentos também, pois eles dão lições para ensinar os humanos a observarem suas próprias falhas e corrigi-las.


Ilustrações do livro, repletas de significados

  Achei muito interessante aprender sobre tudo isso, por que faz parte da base da nossa cultura ocidental, não adianta eu ser descendente de japoneses ir atrás dessa cultura e não conhecer nada da minha afinal o brasil é parte do ocidente e tem muitas heranças... Muito mais do que você pode imaginar, acha que tudo acabou com a idade média e que o cristianismo tomou conta de tudo? pois depois de ler perceba... Olhe ao redor e verá em toda a parte alguns resquícios da cultura nórdica, do paganismo, e tudo que deu origem a essa sociedade atual está lá atrás na história. 





Espero que gostem, me ajudem a divulgar assim me motiva a trazer mais coisas interessantes! obrigada!